fbpx

Processo Seletivo Agendado 2024/1

Aqui você irá encontrar todas as informações, procedimentos e indicações para o Processo Seletivo Agendado.

QUEM PODE SE INSCREVER?

O Vestibular é destinado aos candidatos ingressantes nos Cursos de Graduação da FATLA e que preenchem os requisitos estabelecidos no Edital de Processo Seletivo, que sejam portadores de certificado de conclusão do Ensino Médio, curso equivalente, curso superior e também por aqueles que têm previsão de conclusão do Ensino Médio até o final do ano letivo.

QUAIS SÃO OS CURSOS OFERECIDOS?

O Vestibular será para ingresso nos Cursos de Graduação da FATLA. Escolha o seu curso:

Curso Duração Turno Vagas
Direito 10 semestres Noite 50
Enfermagem 10 semestres Noite 50
Graduação em Gestão Comercial 4 semestres Noite 40
Graduação em Gestão de Recursos Humanos 4 semestres Noite 40
Graduação em Processos Gerenciais 4 semestres Noite 40
Graduação em Análise de Sistemas 5 semestres Noite 40
Graduação em Redes de Computadores 5 semestres Noite 40

COMO FAÇO A INSCRIÇÃO?

A inscrição para o Processo Seletivo Agendado da FATLA poderá ser feita via site ou na secretaria da FATLA, localizada na Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 4879 – Prédio 4 no bairro Rubem Berta em Porto Alegre.

Veja abaixo o que é necessário para fazer a sua inscrição:
  • Os candidatos poderão concorrer à vaga em apenas uma modalidade de seleção: ou pela prova de redação ou por Boletim de Desempenho do Enem.
  • Os candidatos que optarem pela prova de redação deverão ter em mãos o Registro de Identidade Civil e o CPF para o preenchimento dos dados solicitados no formulário de inscrição. Os candidatos que optarem pela utilização do Boletim de Desempenho no Enem deverão ter em mãos além do Registro de Identidade Civil e o CPF também o número e o ano da inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio. O candidato deverá informar no formulário de inscrição que é candidato Enem. Ele poderá utilizar a nota das provas que foram realizadas nos últimos cinco anos. Esses candidatos estão dispensados de realizar a prova do Processo Seletivo Agendado da FATLA. Sua classificação será informada em até 48 horas após a realização da prova, através de contato telefônico ou via e-mail.
  • Depois de efetuada a inscrição, os candidatos Enem deverão entregar pessoalmente na secretaria da FATLA ou enviar para o e-mail fatla@fatla.edu.br com o seu Boletim de Desempenho do Enem.
  • Todas as informações prestadas na ficha de inscrição são de responsabilidade exclusiva do candidato e após o envio da ficha via web não serão permitidas alterações.
  • O candidato poderá escolher duas opções de curso. Caso não seja aprovado na primeira opção, dependendo da nota poderá ser classificado para a segunda opção.
  • Para todos os cursos o valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00. Ao término da inscrição no site, o boleto será exibido para impressão. O não pagamento da taxa na data de vencimento do boleto impossibilita a realização da prova. A inscrição do candidato estará confirmada após o pagamento da taxa.
  • O valor pago a título de taxa de inscrição no processo seletivo, será deduzido no valor da primeira parcela.

Ao efetivar sua inscrição, o candidato declara que aceita as condições e normas estabelecidas para o Processo de Seleção constantes do Edital e que está ciente de que, se selecionado, necessita apresentar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio e o respectivo Histórico Escolar (vias originais) por ocasião da matrícula, de acordo com o art. 44, incisos I, com 12 13 a alteração introduzida pela Lei n. 11.632/2007, e II, da Lei n. 9.394, de 20/12/1996 (LDB).

COMO É A PROVA DE SELEÇÃO?

Na inscrição do vestibular, o candidato deverá optar entre as duas formas de seleção abaixo:
1 – Prova de Redação
2 – Aproveitamento do ENEM

Prova de Redação

A prova de Redação ocorrerá em dia e horário pré-agendado, nas dependências da FATLA.  Será proposto um tema atual ao candidato onde ele deverá produzir um texto de caráter argumentativo com extensão entre 30 e 35 linhas.

Critérios de avaliação
  • Abordagem do tema, o que é pré-condição para avaliação relativa aos demais critérios;
  • O conteúdo (coerência, criticidade e abordagem do tema);
  • A adequação linguística (coesão textual; respeito às normas da gramática da língua portuguesa e adequação vocabular);
  • A apresentação (legibilidade da grafia, distribuição gráfica do texto, ausência de rasuras, presença de título);
  • A redação deverá ser escrita com caneta de tinta azul ou preta.  A prova escrita a lápis será anulada.
Aproveitamento da nota do Enem

O candidato que optar por esta forma de seleção está dispensado de realizar a prova para ingresso na FATLA. 
As notas obtidas no Enem serão normalizadas de forma equivalente ao total de pontos que compõe as avaliações do Vestibular
da FATLA, ou seja, serão aceitos somente os candidatos que tiverem nota igual ou superior na redação.
Se os dados (número de inscrição e ano de realização do Enem) fornecidos pelo candidato na ficha de inscrição forem
incompatíveis com os dados fornecidos pelo Inep (www.inep.gov.br), a Universidade reserva-se o direito de solicitar o Boletim
de Desempenho para comprovação das notas.
Você pode utilizar as notas das provas realizadas em 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022.

A Prova

Dia da Prova

Após efetuar sua inscrição através do site, ligue das 09:00 às 17:00hs e agende o dia e a hora para fazer sua prova, que poderá ser realizada em qualquer turno.

Contatos para agendamento: 51 3061 3040, 51 3366 0475, 51 9 9546 5060 ou pelo e-mail fatla@fatla.edu.br.

Local

Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 4879
Prédio 4 – Rubem Berta – Porto Alegre. Ver mapa.

Acesso de pedestres: será pelo portão principal (Instituto São Francisco).

Veja como chegar na Fatla.

Informações

Haverá uma lista com o seu nome e o número da sua sala nos murais de avisos do primeiro e segundo andares.

Trazer documento oficial de identificação com foto, comprovante de inscrição, lápis, borracha, e caneta azul ou preta.

ATESTADO DE COMPARECIMENTO

O candidato que precisar comprovar sua participação no Vestibular FATLA pode solicitar um Atestado de Comparecimento na secretaria da FATLA antes da data da realização da prova. Neste atestado constam o horário e o dia em que a prova acontece e pode ser utilizado para comprovar falta no trabalho ou em aulas no dia do vestibular.

A secretaria da FATLA está à disposição pelos telefones 51 3061 3040, 51 3366 0475, 51 9 9546 5060 ou pelo e-mail fatla@fatla.edu.br. O documento deverá ser retirado após a realização da prova na secretaria da FATLA.

CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA

Os candidatos com alguma deficiência deve indicar a sua condição especial na ficha de inscrição e entrar em contato com a secretaria da FATLA em até 5 dias úteis antes da data da realização da prova, desta forma serão providenciadas as adequações e orientações necessárias para o dia do Vestibular.

A secretaria da FATLA está à disposição pelos telefones 51 3061 3040, 51 3366 0475, 51 9 9546 5060 ou pelo e-mail fatla@fatla.edu.br.

SITUAÇÕES ESPECIAIS

Os candidatos com alguma situação especial, como por exemplo, candidatos menores de 18 anos, candidatas em período de amamentação, candidatos com objeção de consciência terão orientações no Edital do Vestibular e/ou deverão entrar em contato com a secretaria da FATLA em até 5 dias úteis antes da data da realização da prova, a fim de que sejam providenciadas as adequações e orientações necessárias para o dia do Vestibular.

A secretaria da FATLA está à disposição pelos telefones 51 3061 3040, 51 3366 0475, 51 9 9546 5060 ou pelo e-mail fatla@fatla.edu.br.

COMO FAÇO MINHA MATRÍCULA?

Os candidatos aprovados no Processo Seletivo Agendado da FATLA poderão realizar sua matrícula mediante apresentação de comprovante de conclusão do Ensino Médio. A matrícula é presencial. Os candidatos deverão comparecer a secretaria da FATLA, na Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 4879 – Prédio 4 no bairro Rubem Berta em Porto Alegre, apresentando os documentos citados abaixo.

  • Cópia da Cédula de Identidade;
  • Comprovante de situação cadastral do CPF, emitida através do site da Receita Federal, com data não superior a trinta dias da emissão;
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento;
  • Cópia do Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio – consulte o Edital Processo Seletivo Agendado  para mais informações;
  • Comprovante de residência com CEP;
  • Ficha cadastral preenchida e assinada. Caso o candidato seja menor de 18 anos, a ficha deve estar assinada pelo pai ou responsável com firma reconhecida em cartório. Os pais ou responsável que estiverem presentes no momento da matrícula não necessitarão do reconhecimento da assinatura. A ficha será entregue no ato da matrícula.
  • Uma foto 3×4.

Edital – Processo seletivo do Vestibular Agendado