Técnico em Enfermagem
O Curso Técnico em Enfermagem tem como objetivo formar técnicos reflexivos, que respeitem os aspectos físicos, mentais, sociais e legais, com competência para atuar e intervir em seu campo de trabalho, capazes de transformar o processo de trabalho na saúde focando a qualidade da assistência a enfermeiros e médicos dentro do ambiente hospitalar, bem como no desenvolvimento das ações de promoção da saúde na comunidade.
O curso está fundamentado, preferencialmente, no ensino presencial e, eventualmente, o ensino a distância (EAD); no que prevê a norma, tendo como recursos pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem as seguintes estratégias: aulas expositivo/ – dialogadas, oficinas, estudos dirigidos, leituras, observações, estudos de caso, seminários, palestras, aulas práticas em laboratório de simulação e aulas práticas em diferentes campos de estágio (práticas disciplinares). O google classroom é utilizado para reforçar a comunicação entre professores e estudantes, disponibilizar orientações gerais, orientar atividades, aplicar exercícios e arquivar os textos necessários para sedimentar os conteúdos abordados; além de outros materiais, a critério de cada professor.
Sobre o Curso
Dados Gerais
Modalidade: Presencial
Carga Horária – Hora Aula: 60 minutos
Características do Curso
Nível: Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores – FIC
Titulação conferida: Certificado de qualificação profissional
Periodicidade da oferta: Semestral
Tempo de duração do curso: 24 meses
Horário de oferta do curso: Diurno e Noturno
Carga horária Total: 1600 horas
Número de vagas do curso: 100 Vagas por Turno
Requisitos para ingresso: Ensino fundamental completo, com idade mínima de 16 (dezesseis) anos com a escolaridade mínima cursando ou ensino médio concluído.
Forma de Acesso ao Curso
O estudante pode ingressar no Curso Técnico por meio de Matrícula, Transferência ou Aproveitamento. Maiores informações podem ser obtidas por meio dos telefones (51) 3061-3040; (51) 99546-5060 (watts), ou pelo e-mail: fatla@fatla.edu.br
Perfil do Egresso
O perfil profissional dos egressos do Curso Técnico em Enfermagem está baseado na Lei do Exercício Profissional de Enfermagem Lei no 7.498/86, regulamentada pelo Decreto-Lei no 94.406/87, no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução 311/2007), e no Conselho Nacional de Educação (BR) sob o parecer CNE/CEB no 06/2012 que define Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional Técnica de Nível Médio. A partir destas considerações foi traçado o perfil profissional com a finalidade de atender a demanda por profissionais competentes com habilidade para atuar em diversos campos de atuação na área de saúde. Considerando o que estabelece o parágrafo único do Art.17 da Resolução CNE/CEB n°06/2012, o qual aponta que: “quando se tratar de profissões regulamentadas o perfil profissional de conclusão deve considerar e contemplar as atribuições funcionais previstas na legislação específica”.
Dessa forma as atribuições funcionais do profissional Técnico em Enfermagem contempla conhecimentos técnico-científicos, que lhe garantam autonomia intelectual e ética, e condições de atuar nos diferentes níveis de atenção a saúde, incluindo serviços de urgência e emergência e de tratamento intensivo, pautado nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, em equipe de enfermagem e multiprofissional com a supervisão do enfermeiro, desenvolvendo atividades de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde.
Ressalta-se que os Técnicos em Enfermagem deverão ser profissionais que se comprometem com a vida humana em quaisquer condições, independentemente da fase do ciclo vital, do gênero, raça ou classe social do paciente.
Estrutura Curricular
O Curso proposto é estruturado em 04 (quatro) módulos, composto de componentes curriculares. A carga horária dos Módulos é de 1200 horas e os Estágios possuem carga horária de 400 horas. O total da carga horária é de 1600 horas. A distribuição dos componentes curriculares do curso está descrita na Matriz Curricular.
-
Componentes CurricularesCarga Horária
-
Módulo I
-
Noções de Anatomia e Fisiologia72h
-
Urgência e Emergência72h
-
Fundamentos em Farmacologia, Biossegurança e Saúde do Trabalhador72h
-
Saúde Coletiva72h
-
Microbiologia e Nutrição Dietética72h
-
Módulo II
-
Linguagem Técnica Aplicada e Ética Profissional72h
-
Fundamentos de Enfermagem144h
-
Saúde da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso144h
-
Módulo III
-
Enfermagem Clínica144h
-
Trabalho de Conclusão de Curso I48h
-
Enfermagem Cirúrgica e CME144h
-
Pré Estágio72h
-
Módulo IV
-
Trabalho de Conclusão de Curso II72h
-
Estágio Supervisionado360h
-
Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva40h
-
Carga Horária Total1600h
As práticas de ensino e o método pedagógico terão o aluno como centro do processo educacional, sendo sujeito ativo de sua própria aprendizagem. Neste sentido o curso buscará o desenvolvimento da percepção crítica do aluno por meio das práticas em sala de aula, na qual o educador deverá considerar os aspectos culturais, sociais e humanos dos estudantes, buscando ajudá-lo a compreender o ambiente no qual irão se inserir e trabalhar. As metodologias de ensino utilizadas promoverão discussões cientificas e aplicação prática acerca dos conteúdos apresentados no curso. Desta forma, serão realizadas as seguintes técnicas de ensino: aulas teóricas expositivas-dialogadas, estudo de casos e soluções de problemas, dinâmicas e trabalhos em grupo, aulas práticas demonstrativas em laboratório de enfermagem.
O Estágio supervisionado é uma atividade curricular, um ato educativo de ensino que propicia a integração dos estudantes com a realidade do mundo do trabalho. Sendo um recurso pedagógico que permite ao aluno o confronto entre os desafios profissionais e a formação teórico-prática adquirido nos estabelecimentos de ensino, oportunizando a formação de profissionais com percepção critica da realidade e capacidade de análise das relações técnicas de trabalho. O estágio poderá ser realizado em diversos locais selecionados: Estabelecimentos de saúde; Instituições, como lares, creches, casa de apoio; Unidades básicas de Saúde; Hospitais.
O Laboratório de Enfermagem possui ampla área física e conta com um conjunto de equipamentos, utensílios e instrumentais apropriados para o ensino prático, além de móveis hospitalares, tais como: camas, macas, cadeira de rodas, monitor cardíaco, material cirúrgico, simuladores de peças anatômicas, kit para procedimentos diversos e equipamentos audiovisuais. O laboratório de enfermagem conta ainda, com dois leitos adultos com parede de oxigenação e aspiração; berço para simulações pediátricas; cadeira de rodas e cadeira para banho; bancada para preparação de medicamentos; pia para lavagem das mãos.
Os laboratórios serão servidos de profissionais de apoio ao desenvolvimento das disciplinas e de suporte para organização dos recursos e equipamentos aplicados nos experimentos.