fbpx

Enfermagem

O Curso de Bacharelado em Enfermagem visa desenvolver uma estrutura curricular que proporcione a formação de profissionais de saúde, capazes de atuar na sociedade com ética, com respeito ao ser humano; utilizando técnicas e conhecimento científico que visem qualidade, segurança e excelência no desempenho profissional. 

O Curso de Enfermagem tem ênfase nas diferentes áreas do conhecimento, inseridas na perspectiva da integralidade, da flexibilidade, da diversidade e da humanização da assistência, tendo como alicerce o Sistema Único de Saúde; visando promover competências e habilidades do desenvolvimento intelectual e profissional no estudante e formar um profissional comprometido com a realidade regional e brasileira.

Sabe-se que para o curso de Enfermagem ter perenidade este deve ser um espaço permanente de inovação e trocas, onde a aprendizagem, o ensino, a atualização do projeto pedagógico, o perfil do profissional, as competências e habilidades, os conteúdos, as disciplinas, as matrizes curriculares, as metodologias de ensino, as atividades de aprendizagem e o processo de avaliação encontrem espaços para discussões e, consequentemente, reavaliação de paradigmas e mudança de hábitos e culturas.

Assim, buscou-se conceber um curso de forma dinâmica e com possibilidades de revisão e alteração, em consideração as normas legais de ensino, da proposta pedagógica da instituição, das necessidades do mercado de trabalho e de outros aspectos que proporcionem à melhoria de sua qualidade. O Curso de Enfermagem, ainda, proporciona aos acadêmicos uma formação fundamentada na cientificidade, em atividades práticas, realistas, cidadãs e solidárias com as necessidades da comunidade, a fim de preparar profissionais reflexivos, críticos, competentes, éticos e criativos, capazes de atuar nos diferentes contextos do cuidado.

Objetivos

  • Oferecer, ao estudante, oportunidade para o desenvolvimento da capacidade de análise crítica e reflexiva para desenvolver e gerenciar o processo do cuidado de enfermagem do indivíduo, família e coletividade; na perspectiva da integralidade, equidade, do raciocínio clínico e epidemiológico, nos diferentes contextos de prática profissional, em consonância com a realidade social e de saúde.
  • Preparar o estudante para lidar com situações de saúde-doença, com iniciativa, segurança, criatividade, flexibilidade e ética.
  • Capacitar o estudante para utilizar, na prática diária, a busca e produção de conhecimentos tecnológicos e metodológicos na área da saúde, a fim de qualificar e humanizar o cuidado de enfermagem, uma vez que se trata de uma atividade reflexiva e investigativa, bem como atuar como agente de mudanças no sistema de saúde.

Sobre o Curso

Dados Gerais

Modalidade: Presencial
Grau: Bacharelado
Denominação do Curso: Enfermagem
Carga Horária – Hora Aula: 60 minutos

Matriz Curricular 

Turno: Noturno
Periodicidade: Semestral
Integralização: 10 semestres (5 Anos)
Vagas – 100 (alunos): 50 por semestre
Carga horária do Curso: 4.086 horas

Criação do Curso 

Data: 08 de Julho de 2020
Portaria MEC Nº 221

Coordenação do Curso

Nome: Livia Biasuz Machado
Titulação: Enfermeira, Mestre

Forma de acesso ao curso

O estudante que pretende ingressar no Curso de Enfermagem da FATLA submeter-se-á ao Processo Seletivo ou poderá ingressar por Transferência ou Aproveitamento, de acordo com a previsão do Regimento Interno da IES. Para tanto, o estudante deve consultar o Edital/Processo Seletivo no Site da FATLA e/ou ligar para Secretaria da Faculdade, nos números (51) 3061.3040 / (51) 99546-5060.

Perfil do Curso

O Curso de Graduação/Bacharelado em Enfermagem visa o aperfeiçoamento da área da saúde, na concepção de formação acadêmica, que articule trabalho, cultura, ciência e tecnologia como princípios que sintetizem todo o processo formativo.

Assim, os componentes curriculares integram-se e articulam-se garantindo que os saberes científicos e tecnológicos sejam a base da formação do aluno nos três eixos, que são: 1) Cuidado de Enfermagem; 2) Bases Biológicas e 3) Humanidades. Por outro lado, introduziram-se componentes curriculares que ampliam as perspectivas do fazer em saúde, para que o estudante se compreenda como sujeito histórico, que produz sua existência, pela interação consciente com a realidade; construindo valores, conhecimentos e cultura.

Os avanços tecnológicos demandam a necessidade de alocar no mundo do trabalho profissionais qualificados e especializados, como estratégia política dentro do sistema de saúde e da educação para o trabalho, para desempenhar atividades, quer no âmbito comunitário, ambulatorial, hospitalar e empresarial.

O direito à plena proteção à saúde implica em um processo socioeconômico que o assegure, através de um planejamento que privilegie e envolva a todos, com ênfase no aspecto da prevenção. Esse direito, por outro lado, ancora-se também na formação profissional dos trabalhadores em saúde, que irão assegurar e propiciar uma assistência qualificada técnico e cientificamente, e comprometida com a realidade regional.

Frente ao crescimento demográfico da população, incidência aumentada, especialmente, de doenças crônicas e/ou degenerativas e na busca por maior qualidade na assistência em saúde, vislumbra-se a relevância de profissionais com apropriação dos conhecimentos das ciências, enquanto métodos e conteúdos específicos, dentro de uma concepção técnico-científica. Neste sentido, o ensino no Curso de Enfermagem da FATLA, deve ter um diferencial na formação de cidadãos, mediante a socialização do saber elaborado, indispensável na compreensão do mundo e na ação sobre ele.

O Curso de Enfermagem/Bacharelado visa profissionalização de qualidade, voltado para o desenvolvimento das competências e habilidades fundamentais ao profissional enfermeiro, vinculado a um compromisso político de transformação da sociedade. Entregando à sociedade, após o processo de formação, um enfermeiro qualificado e competente para exercer a assistência em saúde e capaz de se inserir no mundo do trabalho. 

Missão 

O Curso de Graduação/Bacharelado em Enfermagem da FATLA tem como missão investir na formação de profissionais críticos e competentes, aptos a atender as necessidades de saúde do indivíduo, família e coletividade de forma integral e humanizada, acompanhando os avanços das ciências, tecnologias e evolução do ensino, considerando a realidade contemporânea do contexto sociopolítico, econômico e cultural micro e macrorregional.

Visão e Valores 

No cumprimento de sua missão, o Curso de Graduação/Bacharelado em Enfermagem da FATLA visa ser referência local e regional na produção e difusão de conhecimentos científicos e na formação de recursos humanos de excelência em enfermagem, visando à melhoria da saúde do indivíduo e comunidade, bem como o avanço científico da profissão.

Para tanto, prioriza valores de comprometimento com o processo de ensino-aprendizagem, com valores éticos e equânimes, em um clima organizacional solidário e construtivo, com base em parcerias e na colaboração interna e externa, respeitando os princípios da missão.

 

Estrutura Curricular

A Estrutura Curricular do Curso considera as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de Enfermagem, as políticas públicas de saúde e as diretrizes da Faculdade, a qual está organizada de forma a favorecer a integração dos conhecimentos científicos e éticos da profissão, bem como os sociais e culturais para aprendizagem efetiva do estudante. Para isso, são adotados referenciais teóricos articulados com as competências a serem desenvolvidas pelos enfermeiros e, consequentemente com a organização curricular das disciplinas, possibilitando a integração dos saberes e articulação do ensino e prática, essenciais à formação.

O Curso de Bacharelado em Enfermagem possui uma grade curricular com concentração de disciplinas em um mesmo turno, permitindo que os alunos tenham turnos livres para estudos e/ou atividades laborais, de pesquisa e extensão. Apresenta carga horária total de 4.086 horas, com integralização mínima de cinco anos (dez semestres letivos, sendo 3.056 horas entre disciplinas obrigatórias, práticas supervisionadas e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC I e II); 820 horas de estágio curricular, e 210 horas de atividades complementares, conforme determinam, respectivamente, os artigos 7º e 8º da Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001.

As práticas supervisionadas e estágios curriculares, serão realizados nos Serviços de Atenção Hospitalar e Atenção Básica públicos e privados conveniados com a FATLA. As atividades voltadas para pesquisa, bem como projetos de extensão, desenvolvidos em instituições de saúde e na comunidade, a depender das demandas elencadas por alunos e professores, a partir das necessidades locais.

  • Nome da Disciplina
    Carga Horária
  • Semestre I
  • História da Enfermagem e Bioética
    34 h/a
  • Fundamentos de Enfermagem I
    34 h/a
  • Anatomia Humana Geral
    85 h/a
  • Histologia, Embriologia e Genética
    102 h/a
  • Bioquímica
    85 h/a
  • Leitura e Interpretação de Texto Científico
    34 h/a
  • Semestre II
  • Fundamentos de Enfermagem II
    51 h/a
  • Sistema de Saúde Brasileira
    17 h/a
  • Epidemiologia
    34 h/a
  • Anatomia de Órgãos e Sistemas
    85 h/a
  • Microbiologia e Imunologia
    85 h/a
  • Fisiologia Humana
    102 h/a
  • Semestre III
  • Saúde Coletiva I
    51 h/a
  • Prática de Fundamentos de Enfermagem
    34 h/a
  • Psicologia Aplicada à Enfermagem
    51 h/a
  • Patologia
    85 h/a
  • Farmacologia
    102 h/a
  • Parasitologia e Micologia
    85 h/a
  • Semestre IV
  • Cuidados de Enfermagem do Adulto Clínico
    204 h/a
  • Atendimento às Urgências e Emergências
    51 h/a
  • Biossegurança e Gerenciamento de Riscos
    51 h/a
  • Fundamentos de Nutrição para o Cuidado em Saúde
    34 h/a
  • Saúde e Sociedade
    34 h/a
  • Semestre V
  • Saúde da Mulher e Recém nascido
    221 h/a
  • Saúde Mental
    119 h/a
  • Pesquisa I
    34 h/a
  • Semestre VI
  • Cuidados de Enfermagem ao Adulto Cirúrgico
    136 h/a
  • Saúde Coletiva II
    119 h/a
  • Saúde do Homem
    34 h/a
  • Bioestatistica
    34 h/a
  • Disciplina eletiva – obrigatória
    34 h/a
  • Semestre VII
  • Saúde da Criança e Adolescente
    102 h/a
  • Cuidados de Enfermagem ao Adulto Crítico
    102 h/a
  • Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Pós-Anestésica e Centro de Materiais e Esterilização
    102 h/a
  • Educação em Saúde
    51 h/a
  • Pesquisa II
    34 h/a
  • Semestre VIII
  • Gestão em Enfermagem
    204 h/a
  • Saúde do Trabalhador
    51 h/a
  • Projeto de Pesquisa em Enfermagem (TCC I)
    34 h/a
  • Empreendedorismo e Inovação em Saúde
    34 h/a
  • Disciplina eletiva – obrigatória
    34 h/a
  • Semestre IX
  • Estágio Curricular I (Atenção Primária a Saúde)
    408 h/a
  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC II)
    34 h/a
  • Semestre X
  • Estágio Curricular II (Atenção Hospitalar)
    425 h/a
  • Atividades Complementares Obrigatórias *
    210 h/a
  • Carga Horária Total
    4086 h/a
  • Disciplinas Optativas
  • Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
    34 h/a
  • Inglês
    34 h/a
  • Marketing Pessoal
    34 h/a
  • Tecnologia em Saúde
    34 h/a
  • Escrita Científica
    34 h/a
  • Terapias Alternativas em Saúde
    34 h/a

* Atividades Complementares Obrigatórias – serão oferecidas atividades extra classes, como monitorias em pesquisa e extensão, assim como contabilizada a realização de estágios remunerados na área de enfermagem ou áreas afins e participação em eventos científicos e outras atividades prevista no Regulamento das Atividades Complementares. Estas atividades serão incorporadas ao histórico escolar do aluno.