O papel da Enfermagem na assistência ao cuidado de autistas

WhatsApp Image 2023-04-03 at 18.05.50

Resumo

O presente trabalho está voltado para a assistência de enfermagem ao paciente com diagnóstico ou suspeita de autismo. O autismo é caracterizado por anormalidades qualitativas em três áreas: interação social, comunicação e comportamento, que é restrito e repetitivo. Os sintomas podem variar de intensidade ou com a idade. As principais características são: dificuldade em juntar-se com outras pessoas; insistência com gestos idênticos, resistência a mudar de rotina e pouco contato visual. O objetivo desse trabalho é identificar o papel do enfermeiro na assistência ao paciente com suspeita ou diagnóstico de autismo, caracterizar seus principais sinais e sintomas, e identificar os principais medicamentos e terapêuticas utilizadas no seu tratamento. Para tal foi realizada uma revisão de literatura. Como resultados, identificou-se que o profissional de enfermagem deve ter conhecimento para avaliar os sinais e sintomas do autismo, e assim realizar uma intervenção satisfatória. Observa-se o papel do enfermeiro voltado para a assistência e diagnóstico de pacientes com suspeita de autismo. Esse profissional, fundamentado teoricamente e tendo uma visão integral do ser humano, percebe sinais que facilitam a identificação do Transtorno do Espectro Autista. Além disso, o enfermeiro deve acompanhar e auxiliar famílias com algum membro autista, dando assistência, encorajando-os, transmitindo-lhes tranquilidade, focando no bem-estar do portador, esclarecendo dúvidas, incentivando o tratamento e acompanhamento fidedigno a esse indivíduo, buscando com isso a evolução em seu prognóstico.

Texto completo:

Referências

ARAUJO, C. A. S. A depressão pós-parto e sua interferência no desenvolvimento da função materna. Psicologia Revista, 2014.

CAMARGO, S. P. G. Competência social, inclusão escolar e autismo: revisão crítica da literatura. Psicologia & Sociedade, 2013.

CARDOSO, T. Z. et al. Processo de trabalho de auxiliares e técnicos de enfermagem na Atenção Básica à Saúde. Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn), 2015.

COSTA, R. C. S.; VOLPATO, S. R. P. Relação entre o enfermeiro e paciente autista. Departamento de enfermagem – Faculdades Integrativas de Ourinhos- FIOFEMM, 2009.

DIAS, E. O. A teoria das psicoses em D. W. Winnicott. Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica, 2012.

DRUMMOND. C. P. Autismo Hoje e Psicanálise Lacaniana. Ed. Treze 2013.

FALIVENE, R. B. N. Intervenção terapêutica para potencialização da maternagem suficientemente boa. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica. 2014.

FENSTERSEIFE, R. M. O transtorno autista e as possibilidades de diagnóstico. Revista Saúde Pública, 2014.

FERREIRA, E. C. V. Prevalência de autismo em Santa Catarina: uma revisão epidemiológica contribuindo para a inclusão social. Florianópolis-SC, 2008.

FIGUEIREDO, J. O autismo infantil: uma revisão bibliográfica. São Luiz, 2015.

GEISSMANN, C. P. A criança e sua psicose. Casa do Psicólogo. 2013.

LEITE, R.; MEIRELLES, L. M. A.; BARROS, D.; Medicamentos usados no tratamento psicoterapêutico de crianças autistas em Teresina-PI. Boletim informativo Geum, v. 6, n. 3, p. 91-97, jul./set.

MESQUITA, F.; CAMPOS, L. J. O método son-rise e o ensino de crianças autistas. Revista de enfermagem da PUC, 2013.

NOGUEIRA, M. A. A. A família com criança autista. Enfermagem de saúde mental. 05. jun. 2011.

SANTOS, M. F. S.; SANTOS, M. A. Representações Sociais de Professores Sobre o Autismo Infantil. Psicologia & Sociedade, 2012.

SOUZA, L. C. Considerações Psicanalíticas Sobre o Tratamento do Outro no Autismo. Estilos da Clínica 2015.

STEFAN, D. R. Autismo e psicose. In O que a clínica do autismo pode ensinar aos psicanalistas. Ágalma-Psicanálise, 2015.

TEXEIRA, M. C. T. V. et al. Literatura Científica Brasileira Sobre Transtornos Do Espectro Autista. Rev. Assoc. Med. Bras. 2012.

VARGAS. R. M. Autismo e esquizofrenia: compreendendo diferentes concepções. Universidade Federal. 2011.

VASCONCELOS, Regina Magna de Almeida Reis. Síndrome do Autismo infantil: a importância do tratamento precoce. Universidade Federal de Alagoas – UFAL, 2012.

VILA, C.; DIOGO, S.; SEQUEIRA, S. Autismo e síndrome de aspergir. Revista científica. 2009.

WALTER, N. Terapia Familiar e Autismo. Editora Vitra. 2013.

Direitos autorais 2017 Mostra Interdisciplinar do curso de Enfermagem

Fonte: https://reservas.fcrs.edu.br/index.php/mice/article/view/1154