Esclarecimento do Ministério da Saúde sobre notificação de caso supeito de poliomielite no Pará

pexels-pixabay-40568

O Ministério da Saúde informa que foi notificado de um caso de paralisia flácida aguda em uma criança de 3 anos de idade residente no município de Santo Antônio do Tauá, no Pará, dois dias após receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP).

É importante ressaltar que não se trata de poliomielite, mas sim de um caso de Paralisia Flácida Aguda (PFA) suspostamente atribuível à vacina VOP. Na caderneta de vacinação da criança não consta registro de vacina inativada poliomielite (VIP), que deve ser administrada anteriormente à VOP. Em geral, a vacina poliomielite oral (VOP) é bem tolerada, e muito raramente está associada a algum evento adverso grave. Destaca-se que o risco de paralisia flácida aguda com a VOP é muito raro e que quando a VOP é aplicada como reforço após o esquema básico com a vacina VIP esse risco é praticamente nulo.

A criança foi atendida ambulatorialmente, não chegou a ser internada, evoluindo bem com recuperação da força muscular e permanece com discreta claudicação em membro inferior esquerdo.

De 1989 até 2012, de 764 milhões de doses de VOP aplicadas em crianças de todo país ocorreram somente 50 casos de pólio vacinal. A partir de 2012, com a introdução do esquema sequencial VIP/VOP, não ocorreram mais casos de pólio vacinal no país.

Importante reforçar que poliovírus Sabin Like 3 detectado nesse caso no estado do Pará não tem caráter transmissível e não altera o cenário epidemiológico no território nacional, ou seja, não há casos confirmados de poliomielite no Brasil desde o ano de 1989 e o país segue com a certificação de eliminação da Poliomielite.

A pasta informa ainda que técnicos do Ministério da Saúde reuniram-se com a equipe da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará, Instituto Evandro Chagas e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) para discussão e elaboração de estratégias de fortalecimento das coberturas vacinais no estado e acompanhamento da criança. A equipe do Ministério da Saúde está se deslocando para apoio ao estado e município.

Ministério da Saúde Categoria Saúde e Vigilância Sanitária

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/canais-de-atendimento/sala-de-imprensa/notas-a-imprensa/2022/esclarecimento-do-ministerio-da-saude-sobre-notificacao-de-caso-supeito-de-poliomielite-no-para