Água e a crise climática global: dez coisas que você deve saber

agua_careiro-da-varzea_alecio-cezar

A mudança climática está interrompendo os padrões climáticos, levando a eventos climáticos extremos, disponibilidade imprevisível de água, exacerbando a escassez de água e contaminando o abastecimento de água. Tais impactos podem afetar drasticamente a quantidade e a qualidade da água que as crianças e os adolescentes precisam para sobreviver.

Hoje, uma mudança no clima é sentida principalmente por uma mudança na água. Milhões de crianças e adolescentes estão em risco.

  1. Eventos climáticos extremos e mudanças nos padrões do ciclo da água estão dificultando o acesso à água potável, especialmente para as crianças e os adolescentes mais vulneráveis.
  2. Cerca de 74% dos desastres naturais entre 2001 e 2018 foram relacionados à água, incluindo secas e inundações. A frequência e a intensidade de tais eventos devem aumentar com as mudanças climáticas.
  3. Cerca de 450 milhões de crianças e adolescentes vivem em áreas de alta ou extremamente alta vulnerabilidade hídrica. Isso significa que eles não têm água suficiente para atender às suas necessidades diárias.
  4. Quando ocorrem desastres, eles podem destruir ou contaminar todo o abastecimento de água, aumentando o risco de doenças como cólera e febre tifoide, às quais meninas e meninos são particularmente vulneráveis.
  5. O aumento da temperatura pode levar a patógenos mortais em fontes de água doce, tornando a água perigosa para as pessoas beberem.
  6. A água contaminada representa uma enorme ameaça à vida das crianças. As doenças relacionadas à água e ao saneamento são uma das principais causas de morte em crianças menores de 5 anos.
  7. Todos os dias, mais de 700 crianças com menos de 5 anos morrem de diarreia ligada a água, saneamento e higiene inadequados.
  8. As mudanças climáticas agravam o estresse hídrico – áreas de recursos hídricos extremamente limitados –, levando a uma maior competição por água, até mesmo conflitos.
  9. Em 2040, quase uma em cada quatro crianças viverá em áreas de estresse hídrico extremamente alto.
  10. O aumento do nível do mar está fazendo com que a água doce se torne salgada, comprometendo os recursos hídricos dos quais milhões de pessoas dependem.

A mudança climática está acontecendo agora. Devemos agir, e a água é parte da solução.

A adaptação aos efeitos da mudança climática na água protegerá a saúde das crianças e dos adolescentes e salvará a vida deles. Usar a água com mais eficiência e fazer a transição para sistemas de água movidos a energia solar reduzirá os gases de efeito estufa e protegerá ainda mais o futuro das crianças e dos adolescentes.

O mundo precisa usar a água de forma inteligente. Todos têm um papel a desempenhar e não podemos esperar.

Fonte: https://www.unicef.org/brazil/agua-e-crise-climatica-global-dez-coisas-que-voce-deve-saber