Técnicas eficazes para estudar

lonely-planet-643024-unsplash

Um artigo publicado na revista “Psychological Science in the Public Interest”, escrito por psicólogos cognitivos e educacionais, analisou e discutiu 10 técnicas de aprendizado recomendando as melhores para se ter sucesso.

Algumas das técnicas mais comumente utilizadas se mostraram pouco eficientes quando usadas isoladamente, grifar, reler, utilizar mnemônicos ou resumir podem não trazer os resultados esperados.  Por exemplo: resumir os pontos mais importantes de um texto mostrou-se ser mais útil no caso de provas descritivas, mas não para provas objetivas.

Entre as técnicas consideradas de utilidade moderada, estão:

  1. Interrogação elaborativa – técnica que consiste em criar explicações que justifiquem por que determinados fatos apresentados no texto são verdadeiros. Compreender as causas de determinado fato buscando suas origens e motivos.
  2. Auto-explicação – Esta técnica mostrou-se útil para aprendizagem de conteúdos mais abstratos e trata-se de ler o conteúdo e explicá-lo com suas próprias palavras.
  3. Estudo Intercalado – A pesquisa identificou que era mais efetivo estudar intercalando diferentes tipos de conteúdos de maneira aleatória. Esta intercalação apresentou mais efetividade no aprendizado de algumas matérias como as relacionadas às ciências exatas.

Entre as técnicas mais efetivas estão:

  1. Teste prático – Realizar testes práticos sobre o que está estudando mostrou-se bastante efetivo, fazer provas aplicadas anteriormente, como no caso dos concursos ou até criar uma prova que você imagina que poderia ser aplicada e respondê-la.
  2. Prática Distribuída – Esta técnica consiste em distribuir o estudo ao longo do tempo, ao invés de concentrar toda aprendizagem em um curto espaço de tempo e pode ser interpretada de duas maneiras, não deixar para estudar somente antes da prova e também não estudar por longos períodos no dia e sim intercalar períodos de estudo com períodos de descanso.