Principais áreas de Atuação em TI e como escolher a sua

luca-bravo-217276-unsplash

Como qualquer outro setor, a área de TI ganhou diversas ramificações, resultado de especializações e execução de trabalhos cada vez mais específicos.

Para entendermos melhor algumas destas ramificações, seguem alguns caminhos disponíveis no mercado.

E-COMERCE:

Hoje, são poucas as empresas que não vendem seus produtos online. A facilidade de atingir clientes e influenciá-los por meio de ações de marketing digital são alguns dos agentes responsáveis pelo crescimento de negócios na Internet. Por isso, o desenvolvedor de sistemas de comércio eletrônico é um dos profissionais mais requisitados no mercado atualmente.

ADMINISTRADOR DE BANCO DE DADOS

Para uma empresa conseguir crescer em um mundo tecnológico, é preciso ter uma base de dados robusta e completa. Informação já virou praticamente uma moeda e pode acabar valendo mais que muitos outros ativos. Por isso a importância do administrador de banco de dados: responsável por gerenciar, instalar e monitorar essas tão valiosas informações.

PROGRAMAÇÃO

Essa é uma área muito ampla e possui suas próprias ramificações, que vão desde desenvolvimento web (criação de sites) até desenvolvimento de aplicativos e softwares. É muito importante para esses profissionais definir cedo o rumo que irão tomar, pois existem diversos tipos de linguagens de programação e se especializar em algumas delas é essencial.

SUPORTE TÉCNICO

É quase impossível pensar em uma empresa com diversas instalações técnicas e nenhum problema. A importância do profissional de suporte técnico está em manter o funcionamento de todo o equipamento que faz a empresa operar, principalmente porque a maioria das situações que envolvem falha de tecnologia demandam solução imediata para que não haja perda de produtividade.

ADMINISTRADOR DE REDES

Toda empresa precisa estar conectada com o resto do mundo para que consiga crescer e divulgar sua marca. Os administradores de rede são responsáveis por todo o sistema de internet ou conectividade do local.

QUALIDADE DE SOFTWARE

É muito perigoso para qualquer empresa contar com um software e apostar todas as fichas nele, sem nem mesmo testá-lo de forma adequada. Para que não ocorram problemas, os profissionais de qualidade de software testam e aprovam os programas que serão utilizados pelas empresas.

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Atualmente, nem as informações armazenadas em uma empresa estão completamente à salvo de criminosos. Notícias sobre hackers atacando e roubando dados de grandes empresas são cada vez mais comuns. Para evitar que isso aconteça, esses profissionais cuidam da segurança dos dados.

As possibilidades de atuação no ramo tecnológico são inúmeras e o mercado cresce a cada dia, então mantenha-se atualizado sobre o mercado e o cargo que almeja, a fim de fazer a escolha certeira na sua busca por uma oportunidade.